I Conferência do Protagonismo Juvenil pelo Meio Ambiente Cidadania ambiental e práticas sustentáveis - 2013

GRE RECIFE NORTE
EREM Padre Nércio Rodrigues


I Conferência do Protagonismo Juvenil pelo Meio Ambiente
Cidadania ambiental e práticas sustentáveis - 2013


TEMA: O Solo 
Turma: 1º ano B

Professores orientadores:         
José Maria Rafael     e    Sarita Moraes

Resumo
A preservação do solo é de grande importância para a vida na Terra. O solo é formado a partir da rocha, através da participação dos elementos do clima, que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos vão transformando as rochas. Uma das técnicas de uso consciente para o melhoramento do solo consiste na utilização de adubos orgânicos, livre de agrotóxicos, no manejo e produção orgânica. A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico), que pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.  Este processo de transformação pode ser feito diretamente no solo, em áreas não pavimentadas; ou em recipientes menores em pequenos espaços como cozinhas e áreas de serviço de apartamentos, compreendendo um ciclo ambiental completo de consumo e reutilização de material orgânico em jardins e mini-hortas domésticas.

Abstract
The preservation of the soil is of great importance to life on Earth. Soil is formed from rock, through the participation of elements of the climate, that with time, and the help of living organisms are transformed rocks. A conscious use of techniques for soil improvement is the use of organic fertilizers, free of pesticides, crop management and organic production. Composting is the process of transformation of organic matter found in the waste, organic fertilizer (compost), which can be used in agriculture or in gardens and plants. Composting is accomplished with the use of microorganisms in the waste themselves in ideal conditions of temperature, aeration and moisture. This transformation process can be done directly in the soil in unpaved areas, or in smaller containers in small spaces such as kitchens and service areas of apartments, comprising a full environmental cycle consumption and reuse of organic material in gardens and mini-gardens household.
Palavras-chaves: solo, compostagem, horta.

Objetivos
  • Desenvolver um estudo do solo, seus principais usos e qualidades físicas;
  • Analisar o solo da escola e suas principais características;
  • Criar estratégias de melhoramento do solo através de técnicas de compostagem de material orgânico; e
  • Divulgar as técnicas de compostagem rural e doméstica para a comunidade escolar.
  • Potencializar o sistema de compostagem da escola.

Apresentação
                O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, líquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. 
                Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico), que pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. O processo de transformação de resíduos orgânicos em composto (adubo) pode ser realizado em grandes propriedades rurais através da sobreposição de camadas no solo, regas, coberturas e reviramentos. E também em ambientes domésticos com a utilização de composteiras que utilizam cascas não processadas de frutas, verduras e legumes. Algumas características da compostagem doméstica é que o processo de reviramento do composto é feito por minhocas.
                A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos da turma 1º ano B através da construção de maquetes temáticas, registros fotográficos, elaboração de vídeos, reportagens e debates temáticos nas seguintes linhas de estudo:
  • O Solo
  • Tipos de solo
  • Solos do Brasil
  • Perfil de um solo
  • Importância do solo
  • Poluição e degradação do solo
  • O que é compostagem?
  • Compostagem Doméstica e Rural
  • Produção de Maquetes
  • Produção de vídeos
  • Manejo e Pesquisa Manguezal
  • Hortas, Bonsais e Orquídeas
                Este conteúdo foi vivenciado ao longo do período e apresentado a comunidade escolar na culminância realizada nos dias 29 e 30 de agosto de 2013, através da visitação das salas temáticas, apresentações culturais e mesa redonda de debates.

Plano de Ação
  • Pesquisa bibliográfica
  • Produção de materiais expositivos em mídias diversas
  • Aproveitamento de material orgânico descartado pela cozinha.
  • Produção de adubos para melhoramento dos solos da escola.
  • Melhoramento dos solos da horta e jardins.
  • Incentivo e divulgação das técnicas de compostagem doméstica para a comunidade escolar.

Metodologia
Atividades
Período
Pesquisa, produção e elaboração de conteúdo
De 11 a 28 de agosto de 2013
Culminância do Evento
29 e 30 de agosto de 2013
Coleta de lixo orgânico da cozinha
3 vezes por semana (segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira)
Produção do composto orgânico.
Decorrer do ano letivo (setembro, outubro, novembro e dezembro)
Oficina de compostagem
Divulgação dos resultados
22 de novembro de 2013



Material Necessário
Compostagem Rural
01 enxada
01 pá grande
01 lona plástica 4mX6m
01 arado
Compostagem Domestica (materiais reciclados)
(para cada composteira)
03 baldes de margarina limpos(30 litros)
01m² tela plástica fina
01 ferro soldador
01 estilete
01 torneira pequena
10 litros de areia


Conclusão
                Com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos durante a realização do projeto, os participantes terão uma maior visibilidade dentro da escola, elevando sua auto-estima dentro da comunidade escolar, a partir de uma referencia científica. Na divulgação dos resultados serão exibidas imagens do processo evolutivo do projeto e de sua eficácia na redução da emissão de lixo orgânico e da produção do composto orgânico.

Anexos
(Anexo I)
 ORGANOGRAMA
Professores coordenadores
Rafael (Sociologia / Empreendedorismo)
Sarita (Geografia / Filosofia)
 Comissão de logística e organização

Ewellyn, Luiz Fernando, Emerson e Bruno
Equipe de vídeo e registros

Bruno, Daniel, Thaís, Clarissa , Alysson e Guilherme
Equipe de poesia

Hadassa e Vitória

Equipe de dança e dramatização

Gerlane, Claudio, Beatriz,   Anderson, , Thais , Jéssica  ,  luiza e Messias

Equipe de Maquete

Artênio, Luiz, Kashmir,  Beatriz e Micaelly

Painel expositivo

Karol, Anderson, Maissa, Lucas, Isabela, Crislaynne, Messias, Henrique , Diana , Rafael, Carlos e Charlys
Abstract

Jéssica , Renata e Thais
Decoração da sala
Toda a sala

(Anexo II)
Ilustração de Caixa de Compostagem http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.vidasustentavel.net/img/composteira1.jpg&imgrefurl=http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/como-fazer-um-minhocario-caseiro/&usg=__9t7TPvoOM3vVkSq-4lwKcTCOCog=&h=724&w=800&sz=98&hl=pt-BR&start=9&zoom=1&tbnid=oEpBnl_5P3-AUM:&tbnh=129&tbnw=143&ei=PcUgUt-WJ4no8QSnu4HQAQ&itbs=1&sa=X&ved=0CD0QrQMwCA
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.vidasustentavel.net/img/composteira1.jpg&imgrefurl=http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/como-fazer-um-minhocario-caseiro/&usg=__9t7TPvoOM3vVkSq-4lwKcTCOCog=&h=724&w=800&sz=98&hl=pt-BR&start=9&zoom=1&tbnid=oEpBnl_5P3-AUM:&tbnh=129&tbnw=143&ei=PcUgUt-WJ4no8QSnu4HQAQ&itbs=1&sa=X&ved=0CD0QrQMwCA

(Anexo III)
MESA REDONDA

Apresentação científica:
O que é Solo, e para que serve.

O que é compostagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário